Frutas

FRUTAS

O Brasil representa mais de 80% das exportações mundiais de suco de laranja e mais de 50% de toda a produção de laranja. As duas produções estão centralizadas no Cinturão Citrícola Brasileiro, que abrange os estados de São Paulo e Minas Gerais, o que facilita idealizar intervenções para enfrentar desafios comuns.

DESAFIOS & SOLUÇÕES

Reunimos os atores da cadeia com outros parceiros importantes, como instituições de pesquisa e governos, para coordenar iniciativas conjuntas. De modo similar, no Brasil, a Fundação Solidaridad coordena uma iniciativa pré-competitiva com as principais empresas produtoras de suco de laranja – a Cutrale, Coca-Cola, Fundação Coca-Cola, Innocent Drinks e Eckes-Granini – para melhorar a resiliência do setor, que vem perdendo muitos de seus pequenos agricultores.

A Solidaridad está testando um modelo de assistência técnica adaptado ao pequeno produtor de cítricos, com foco no manejo de pragas, na gestão financeira e em condições de trabalho decentes para os trabalhadores e as trabalhadoras. A estratégia consiste em combinar assistência técnica individualizada e capacitação coletiva sobre as diversas etapas de produção da laranja. Todo o trabalho está respaldado por um painel de controle, onde o andamento das ações é monitorado, fornecendo inteligência para tomar melhores decisões nos negócios. Além disso, o modelo está sendo transferido para prestadores de serviços locais para adoção gradual, ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacidade para oferecer novos serviços.

PROJETOS

NOTÍCIAS SOBRE FRUTAS

CONTATO

Guilherme Ortega

Brasil

Email