Café

CAFÉ

O café é fundamental para a economia de pequenas e pequenos produtores latino-americanos. No entanto, para muitos deles o seu cultivo não é mais rentável devido às mudanças climáticas. Nossa ambição é que os agricultores sejam mais resilientes e tenham acesso a uma renda mínima com os rendimentos gerados por um café cultivado de forma sustentável.

DESAFIOS & SOLUÇÕES

café encabezado

As mudanças climáticas causam uma distribuição instável das chuvas, uma maior incidência de pragas e doenças nas plantas e um aumento da temperatura. Nossa solução é implementar com produtores e produtoras um modelo de café climaticamente inteligente. Trata-se de um café cultivado dentro de agroflorestas, que permitem que o solo reponha nutrientes, proporcionam um controle natural de pragas e um habitat para as espécies nativas. Além disso, nelas é possível combinar o cultivo do café com outras culturas complementares, como árvores frutíferas e espécies de madeiras que ajudam a manter o equilíbrio ambiental nas propriedades rurais e proporcionam uma renda diversificada para as famílias.

Um dos grandes desafios enfrentados por pequenas e pequenos produtores para serem sustentáveis é o acesso à assistência técnica. Nossa equipe de café tem grande experiência no desenvolvimento de ferramentas para uma assistência técnica eficaz e que vise práticas climaticamente inteligentes.

O café é um assunto de família entre pequenas e pequenos produtores. Para prosperar, a propriedade familiar deve ser administrada como uma pequena empresa familiar e, para isso, é fundamental o envolvimento de todos e todas. Na Fundação Solidaridad, trabalhamos no desenvolvimento de habilidades de liderança para as mulheres, de forma a contribuir com a equidade de gênero na cadeia produtiva. Também trabalhamos para formar jovens empreendedores, que agregam valor à tradição cafeeira de seus pais e avós com a adoção de novas tecnologias.

PROJETOS

NOTÍCIAS SOBRE CAFÉ

CONTACTO

Maíra Nascimento

 Brasil

Email