Brasil, Caña de Azúcar, Noticia

TOP CANA ENCERRA COM SUCESSO APÓS DOIS ANOS DE PROGRAMA

socicana solidaridad top cana brasil caña azúcar
A parceria entre Solidaridad e Socicana somou conquistas na estratégia de desenvolver a sustentabilidade em um contexto setorial e regional, com uma ação conjunta entre vários agentes na cadeia de valor.

socicana solidaridad parceriaEquipes da Solidaridad, Socicana e produtores no evento de encerramento do Top Cana

Após dois anos de intensa troca e aprendizagem, o Programa Top Cana, fruto de uma parceria entre a Solidaridad e a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), foi concluído com importantes resultados. Para celebrar a data, uma cerimônia de encerramento aconteceu no último dia 10 de maio, na sede da associação, em Guariba (SP).

Criado em 2016, o programa atendeu 120 produtores de cana-de-açúcar da região oeste paulista, que foram capacitados em gestão sustentável de sua produção, por meio da melhoria das práticas agrícolas nas propriedades.

“O Top Cana vem demonstrando, ao longo desses dois anos de projeto, que a parceria entre associação de produtores, Solidaridad e usinas tem o potencial de realizar mudanças significativas na interação entre os elos da cadeia de cana de açúcar, na sua forma de produção, na gestão da propriedade com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Enfim, o Top Cana mostrou que a ação conjunta de vários stakeholders, pode sim, atuar positivamente na sustentabilidade do negócio” ressalta Aline Silva, Gerente dos Programas de Cana-de-açúcar da Solidaridad no Brasil.

A importância dessa abordagem e os impactos positivos gerados em todos os aspectos da sustentabilidade conferiu ao Top Cana reconhecimento internacional também. Em janeiro de 2018, o programa foi o vencedor do Prêmio Bonsucro Inspire Award 2018, na Semana Bonsucro, realizada na Nicarágua.

MUDA CANA, O NOVO PROGRAMA PARA FORNECEDORES NA REGIÃO CENTRO-SUL DO BRASIL

Durante a cerimônia em Guariba foi também apresentado o “Muda Cana”, novo programa da Solidaridad em parceria com a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), que tem como objetivo a capacitação contínua dos produtores, via associação, buscando a melhoria da produção por meio da adoção das boas práticas.

A Orplana, que representa através de 32 associações, mais de onze mil propriedades produtoras de cana-de-açúcar, tem uma atuação capaz de intervir de forma escalonada na adoção de boas práticas para o setor sucroenergético. Com a capacitação sobre técnicas de gerenciamento da fazenda e boas práticas no campo, o Muda Cana contribui igualmente para a ampliação da autonomia do produtor na tomada de decisão sobre sua propriedade e o fortalecimento da associação junto aos seus associados com o aumento dos serviços prestados aos produtores.

Aplicação do novo programa

Para isso, o programa terá a aplicação de duas ferramentas digitais desenvolvidas pela Solidaridad, uma voltada ao produtor e outra ao técnico da associação. Dessa maneira, o produtor poderá identificar os pontos de melhorias na gestão da sustentabilidade da propriedade e o técnico de campo também terá acesso a um perfil detalhado de cada produtor. É a análise conjunta desses dados – dos produtores e dos técnicos -, que dará subsídios para a associação elaborar os produtos mais adequados para atender as necessidades dos associados.

“A Solidaridad está muito satisfeita com os resultados dessa parceria. O setor de cana-de-açúcar tem um compromisso histórico com a sustentabilidade. Compromisso esse encampado também pelas associações que representam o setor e com as quais temos a possibilidade de trocar conhecimentos em prol da melhoria contínua das propriedades. Após dois anos de um programa com importantes conquistas junto à Socicana, sabemos que a nova etapa, com o Muda Cana, ampliará os desafios, mas também impulsionará uma quantidade incrível de produtores de cana-de-açúcar. É o setor dando a direção para a sustentabilidade”, celebra Rodrigo Castro, gerente de país da Solidaridad no Brasil.

Ao final do evento ocorreu uma premiação dos produtores que mais se destacaram ao longo do programa, por terem aderido ao plano de ação e terem efetuado mudanças significativas nos seus sistemas de produção.

Noticias sobre Brasil

Contacto

Rodrigo Castro

Brasil

eMail

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *