Cana-de-Açúcar, Notícia

Soluções digitais possibilitam parceria com a Raízen na produção de cana sustentável

Desde 2014, plataformas e aplicativos da Solidaridad apoiam de forma inédita a melhoria contínua de mais de 2 mil produtores de cana-de-açúcar em quase meio milhão de hectares

O Extension Solution é uma importante ferramenta para os extensionistas da Raízen no acompanhamento técnico dos produtores. Foto: Divulgação/Raízen

Criado em 2014, em parceria com a Solidaridad Brasil e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o programa ELO nasceu para expandir o compromisso da Raízen com a produção de cana-de-açúcar sustentável, aliando as melhores práticas de produção e gestão com o respeito ao meio ambiente e às pessoas. Em mais de seis anos de projeto, mais de 2 mil produtores e produtoras de cana foram diretamente impactados. A área total de cultivo corresponde a 460 mil hectares e é responsável por 50% da matéria-prima processada pela Raízen.

Caracterizado pela orientação e acompanhamento de fornecedores, o ELO se tornou um disseminador de boas práticas que têm transformado propriedades rurais nas áreas de influência da Raízen, principal fabricante de etanol de cana do Brasil. Trata-se de um modelo de assistência técnica inédito no setor sucroenergético brasileiro, criado a partir da adoção de soluções digitais como o Horizonte Rural e o Extension Solution, desenvolvidas pela Solidaridad Brasil com participação ativa da Raízen e Imaflora.

O Extension Solution permite ganho de escala no acompanhamento de produtores, agilizando o diagnóstico e a geração de recomendações individualizadas. O aplicativo auxilia os extensionistas no acompanhamento técnico dos produtores, o que gera ganhos de eficiência e permite aumentar a frequência de visitas por produtor. Ainda, por meio do aplicativo, o técnico pode gerenciar sua agenda de trabalho, criar rotas até as fazendas e compartilhar materiais de treinamento pelo WhatsApp. Além disso, os painéis de controle alimentados pelo Extension Solution permitem o desenvolvimento de ações direcionadas para atender os desafios nas áreas rurais.

DIGITALIZAÇÃO NO CAMPO

A digitalização abre grandes oportunidades para o aumento da eficiência nas zonas rurais, como a redução de custos e maior produtividade. As soluções digitais da Solidaridad Brasil oferecem os benefícios dessa revolução tecnológica a produtores e produtoras que ainda têm pouco acesso à inovação. Além disso, auxilia os parceiros das cadeias de valor com inteligência de dados. As ferramentas ainda aumentam a frequência de interações entre técnicos e produtores, facilitando o diagnóstico dos desafios e recomendações personalizadas.

O Diretor de Negócios Agrícolas da Raízen, Ricardo Luiz Vanzelli Berni, reconhece a importância do ELO e ressalta o papel que o programa teve ao longo de 2020. “Este foi um ano desafiador em um contexto mundial, e a Raízen apostou mais do que nunca na aproximação com seus parceiros de cana para apoiá-los a enfrentar esse cenário desconhecido por todos. E isso aconteceu por meio do ELO, um programa que visa apoiar nossos fornecedores a gerir um negócio sustentável com respeito às leis ambientais e trabalhistas. Foi difícil, mas unidos vencemos as dificuldades e estamos encerrando mais um ano com ótimos resultados”, diz.

O Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro, cita o caráter inovador da iniciativa. “O ELO se tornou referência na promoção da sustentabilidade no campo. A parceria entre a Raízen e Solidaridad demonstra na prática que é possível alavancar a produção responsável de cana e fortalecer o trabalho dos produtores”, afirma.

O uso dos aplicativos móveis da Solidaridad permite a redução de custos e maior produtividade nas propriedades. Foto: Divulgação/Solidaridad

APLICATIVOS MÓVEIS

A nova geração das soluções digitais da Solidaridad priorizou a criação de aplicativos móveis para melhorar a usabilidade e contornar os desafios de acesso à internet e banda larga. O Farming Solution, aplicativo de apoio ao produtor rural, foi lançado no final de 2017. Já o Extension Solution teve sua estreia em 2018 e foi incorporado ao ELO a partir do ano-safra 2019-2020. Todo o modelo de acompanhamento e monitoramento dos produtores pode ser replicado a outras realidades e culturas agrícolas.

O Horizonte Rural, primeira geração de soluções digitais criada para apoiar a melhoria contínua no campo, foi usada por mais de 5 mil produtores de cana-de-açúcar, algodão, café, cacau, soja, palma e demais culturas na América do Sul e na África. A ferramenta foi utilizada pela Raízen durante cinco anos e permitiu mais de 6 mil diagnósticos de produtores e produtoras de cana-de-açúcar. Ademais, seu uso no âmbito do ELO possibilitou estruturar uma equipe de campo com cerca de 20 pessoas.

LEIA MAIS SOBRE AS SOLUÇÕES DIGITAIS DA SOLIDARIDAD: