Cana-de-Açúcar, Notícia

Solidaridad Brasil abre edital para associações de produtores de cana

No âmbito do programa Muda Cana, a Solidaridad Brasil se junta à Orplana para acelerar projetos de associações e fortalecer a cadeia

O trabalho das associações de cana valoriza a colaboração no setor e proporcionam o desenvolvimento sustentável da cadeia. Foto: Fellipe Abreu/Solidaridad Brasil

Por meio de seu programa Muda Cana, a Solidaridad Brasil lança novo edital para aceleração de projetos de associações de produtores de cana. A iniciativa é promovida em parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana). A primeira edição, realizada em 2020, contemplou quatro associações com consultoria técnica e auxílio financeiro para implementação dos projetos. Para se candidatar, a associação precisa ser associada à Orplana e vinculada ao programa Muda Cana. Os projetos devem focar no impacto no campo junto a produtores e produtoras rurais para o desenvolvimento e uso de ferramentas digitais, boas práticas climáticas, melhoria da assistência técnica e inovação.

O edital conta com duas fases para a seleção. Na primeira, as associações candidatas devem submeter um resumo da ideia do projeto, com suas linhas de atuação e objetivos. Já na segunda, deverão apresentar proposta técnica, cronograma e orçamento. Para a Gerente dos Projetos de Cana da Solidaridad Brasil, Aline Silva, que atua há cinco anos no setor, trata-se de uma ótima oportunidade para que as associações que participam do Muda Cana viabilizem seus projetos. “O investimento colocará a associação em um patamar diferenciado, gerando valor ao produtor e garantindo o impacto no campo”, diz.

As associações selecionadas por meio do edital contarão com o apoio financeiro e mentoria da Solidaridad Brasil e Orplana. Foto: Fellipe Abreu/Solidaridad Brasil
Com a premissa de impulsionar boas ideias para o impacto e inovação no campo, a Solidaridad Brasil e a Orplana prestarão assistência em todas as fases dos projetos escolhidos – do seu planejamento até a execução e monitoramento. O cronograma proposto pelas associações deve contemplar ações realizadas entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.

SOBRE O PROGRAMA MUDA CANA

Fruto da parceria entre a Solidaridad Brasil e a Orplana, o programa Muda Cana oferece suporte a produtores e produtoras de pequeno e médio porte e associações de produtores a serem mais sustentáveis. A assistência técnica é fornecida a partir da melhoria da gestão e de uma abordagem que contemple os desafios socioambientais da propriedade. Por meio do associativismo, o programa auxilia os agricultores a terem redução de custos, aumento de práticas sustentáveis e condições para se adequar às exigências das leis ambientais e trabalhistas.

Solidaridad Brasil atua há mais de dez anos no setor sucroenergético. O foco do seu trabalho está no fortalecimento das associações de produtores de cana visando impactar agricultoras e agricultores – que representam quase 25% da cana produzida no país e são elos fundamentais da cadeia produtiva. Desde 2017, o programa Muda Cana traz inovação e sustentabilidade para o setor, fortalecendo 19 associações-membro da Orplana a partir de um modelo de assistência técnica e capacitação para boas práticas agrícolas.

INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS:

SAIBA MAIS SOBRE A ATUAÇÃO DA SOLIDARIDAD BRASIL NA CADEIA DE CANA: