Notícia

Solidaridad é selecionada para programa de aceleração de universidade nos EUA

Com foco na liderança de mulheres, programa 2020 de aceleração de impacto social da Universidade de Santa Clara contempla projeto da Unidade de Soluções Digitais, o único da América Latina

Responsável pelo desenvolvimento de aplicativos móveis de auxílio à assistência técnica no campo e a promoção da inclusão digital de produtor@s rurais, a Unidade de Soluções Digitais (SDU) da Solidaridad América do Sul, cuja sede fica no Brasil, foi selecionada para participar do programa Women-Led GSBI Online, que visa acelerar iniciativas de impacto social lideradas por mulheres e é oferecido pelo Miller Center for Social Entrepreneurship, da Universidade Santa Clara, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Trata-se do único representante da América Latina entre os selecionados 2020.

Liderado pela gerente da SDU, Violaine Laurens, o projeto apresentado pela Solidaridad busca desenvolver um modelo de negócios para a plataforma responsável pelo desenvolvimento dos aplicativos Farming Solution e Extension Solution que permita tornar suas soluções mais eficientes e viáveis. O programa Women-Led GSBI Online tem o objetivo de validar o impacto e a sustentabilidade dos projetos por meio de mentorias com renomados executivos do Vale do Silício, que trabalham voluntariamente. Neste ano, o programa selecionou 17 iniciativas de 11 países com foco em educação, saúde, agricultura, água, infraestrutura, tecnologia da informação, serviços financeiros, cultura e artesanato.

O uso de soluções digitais permite um ganho de escala no acompanhamento de produtor@s

Iniciado em maio, o programa de aceleração está na fase de mentoria para o desenvolvimento do plano de negócios, oferecida na modalidade on-line. Em outubro, o programa seguiria para a fase presencial, com o intuito de apresentar os resultados da fase inicial e aprimoramento. No entanto, devido à pandemia, a segunda fase também acontecerá a distância.

Para Denis Oliveira, Coordenador de Negócios da SDU, a participação da unidade num programa de aceleração de alto nível pode representar um divisor de águas para a organização. “Dentre todas as vantagens do programa, destacaria a qualidade e a robustez do conteúdo disponibilizado, associado ao excelente nível técnico de monitoria semanal que recebemos”, afirma.

Ele conta que, entre maio e setembro, o enfoque será nas definições do impacto positivo que queremos causar no setor em que atuamos, passando pela estratégia de expansão, tática operacional e finanças. “A partir de outubro, iniciaremos a preparação para aumentar a escala, identificando todas as lacunas para conseguirmos apoiar cada vez mais produtores ao redor do mundo”, completa. No fim do programa, previsto para dezembro, os projetos com melhor desempenho serão convidados a apresentar suas propostas de valor a investidores globais.

Os aplicativos desenvolvidos pela Solidaridad dão apoio e facilitam a coleta e o processamento dos dados da assistência técnica oferecida aos beneficiários dos projetos executados pela organização. Essas informações apoiam a criação de ferramentas de aprendizado personalizadas e a tomada de decisões na gestão das propriedades. Atualmente, cerca de 6 mil agricultor@s da América do Sul se beneficiam das soluções digitais.

Ajustar o modelo de negócios ao mercado potencial de usuários e clientes é essencial para a sustentabilidade financeira de nossas soluções digitais Farming Solution e Extension Solution. E o programa de mentoria do Miller Center nos fornece ajuda eficaz para enfrentar esse desafio”, afirma o Diretor-Geral da Solidaridad América do Sul, Gonzalo La Cruz.

Os técnicos da Solidaridad utilizam o Extension Solution para auxílio no monitoramento da produção. Atualmente, cerca de 6 mil agricultor@s são beneficiad@s

O programa

Por meio do Global Social Benefit Institute (GSBI), o Miller Center promove a conexão entre líderes de iniciativas com foco no desenvolvimento sustentável e executivos do Vale do Silício. Comuns no mundo todo, os programas de aceleração de negócios visam acelerar o desenvolvimento e o crescimento dos projetos, ajudando-os no acesso a novos mercados e investidor@s.

Fundado há dez anos, o Miller Center tem como meta acelerar empresas sociais suficientes para melhorar e transformar a vida de 1 bilhão de pessoas que vivem na pobreza. Até agora, os mais de 1 mil empreendimentos sociais acelerados por seus programas já impactaram a vida de mais de 400 milhões de pessoas.

Exemplo disso é o projeto “Nazava”, que fornece filtros de água domésticos mais seguros e acessíveis à população da Indonésia. A iniciativa participou do programa de Aceleração de Empreendedorismo Tecnológico para a Mudança (TECh) do Miller Center em 2018 e já contribuiu para levar água potável a quase 700 mil pessoas. Além disso, aumentou a renda das famílias em US$ 16 milhões, dinheiro que seria gasto fervendo ou comprando água.

LEIA MAIS SOBRE O TRABALHO DA UNIDADE DE SOLUÇÕES DIGITAIS DA SOLIDARIDAD: