Cana-de-Açúcar, Notícia

Recompensa financeira para produtores de cana ambientalmente responsáveis

Solidaridad Brasil participa de estudo coordenado pela Bonsucro que avalia o pagamento por serviços ambientais na cadeia

Solidaridad Brasil é parceira da Bonsucro no estudo “Pagamento por Serviços Ambientais no contexto da produção de cana-de-açúcar”, cujo lançamento aconteceu no dia 9 de fevereiro. A pesquisa, que investigou a possibilidade de implementação do PSA na cadeia sucroenergética, revela que o programa promove práticas de conservação ambiental e gera diversas externalidades positivas, como sequestro de carbono, melhoramento no conforto térmico e aumento da biodiversidade. Além disso, pode ser uma excelente alternativa para o incremento de renda dos produtores e produtoras rurais.

A publicação contou ainda com a participação de outras quatro organizações: Organização das Associações dos Produtores de Cana do Brasil (Orplana), Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), Geoflorestas Soluções Ambientais e Earth Innovation Institute. Regulamentado no final do ano passado pela Lei Federal Lei 14.119/21, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um mecanismo que pretende auxiliar financeiramente os produtores que implementam boas práticas agrícolas e atuam de forma ambientalmente responsável.

O relatório foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica de iniciativas já existentes de PSA e a categorização delas por meio de tabelas executivas e mapas georreferenciados. Após a primeira etapa, foram realizadas entrevistas com especialistas do setor público e privado, que resultaram em insights com os principais desafios e oportunidades. Para divulgar os resultados do estudo, a Bonsucro realizou dois webinars  – um em inglês e outro em português – com a participação dos parceiros. As sessões on-line tiveram cerca de 140 participantes, entre eles membros da Bonsucro e outros stakeholders. A Gerente da Bonsucro no Brasil, Livia Ignácio, abriu o evento destacando a importância da iniciativa em promover a discussão no setor.

A grande ideia que embasou esse trabalho foi ele ser um ponto de partida para colaborar com a construção de uma agenda setorial. É importante entendermos um pouco as percepções que existem sobre PSA na produção de cana, para que seja possível propor ações e avançar”, afirmou.

O pagamento por serviços ambientais é capaz de gerar valor financeiro aos produtores rurais e contribuir para a preservação ambiental. Foto: Fellipe Abreu/Solidaridad Brasil

Representando a Solidaridad Brasil no webinar, a Gerente de Projetos de Cana-de-Açúcar, Aline Silva, ressaltou a importância de desenvolver projetos que beneficiam os produtores e produtoras rurais.

Uma das missões da Solidaridad  é trabalhar junto a parceiros e desenvolver projetos que visam uma economia mais inclusiva, justa e sustentável. Nesse sentido, nos juntamos para estudar os pagamentos por serviços ambientais e entender como poderiam ser implementados na cadeia, visando beneficiar os produtores de cana”, diz.

O relatório indica que promover a ampliação do PSA ao longo da cadeia produtiva é de grande vantagem para todas as partes envolvidas. Para que isso seja possível, é necessário coordenar discussões que amadureçam o conceito de PSA no setor, contribuir com a disseminação dos programas já existentes e articular a temática com iniciativas públicas e privadas.

Assista ao lançamento do estudo: