Notícia

Projeto Erva-Mate Brasil busca fortalecer a cultura do mate

Por meio da valorização do cultivo e a ampliação da assistência técnica, projeto desenvolvido pela Solidaridad Brasil trabalha para fortalecer @s agricultor@s familiares da Região Sul

Da pequena cidade de Áurea, no Rio Grande Sul, o agricultor Ambrósio Openkoski é um dos 300 beneficiários que o projeto Erva-Mate Brasil: Fortalecendo Boas Práticas na Cadeia Produtiva, desenvolvido pela Solidaridad Brasil com o apoio da Leão Alimentos e Bebidas e da Coca-Cola Brasil, espera impactar. Produtora da tradicional erva-mate há mais de 40 anos, a família Openkoski é um exemplo de sucessão no campo e de amor à cultura. Hoje, Moisés e Giovane, dois dos três filhos de Ambrósio, trabalham ao lado dele e da esposa Josefina no cultivo do mate na propriedade de 30 hectares, com mão de obra exclusivamente familiar.

Buscando transformar o exemplo da família Openkoski em uma história cada vez mais comum, o projeto pretende estruturar até 2021 um modelo de assistência técnica em larga escala. Esse processo é pautado na melhoria contínua da produção de erva-mate nos três estados da Região Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – com base nos Princípios Orientadores para a Agricultura Sustentável (SAGP, na sua sigla em inglês) da Coca-Cola.

Com parceria técnica da Embrapa Florestas, da Emater Rio Grande do Sul e da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR), a Solidaridad Brasil visa fortalecer a produção sustentável e responsável da erva-mate, apoiando na transmissão de informação técnica, valorizando o conhecimento dos produtores e integrando os atores da cadeia para a adoção e aprimoramento de boas práticas.

Estima-se que, anualmente, a cadeia produtiva gere uma receita de R$ 1,2 bilhão

Por meio de um processo de melhoria contínua que busca incrementar a produção e renda dos produtores, o projeto Erva-Mate Brasil busca, ainda, contribuir para o desenvolvimento de cadeia mais integrada e consciente nos aspectos social e ambiental. O projeto estimula produtoras e produtores a permanecer na cadeia produtiva, assim como apoia o trabalho das ervateiras – responsáveis pela compra direta da erva de agricultoras e agricultores e o beneficiamento da matéria-prima para as indústrias.

Aos beneficiári@s do projeto, a Solidaridad Brasil oferece informações técnicas sobre boas práticas de produção, como seleção e implantação de mudas, manejo do solo, proteção do cultivo e técnicas de poda. Além disso, capacita sobre a gestão da propriedade rural, dando acesso a ferramentas como caderno de campo, planejamento anual financeiro e registro de despesas. Em fevereiro deste ano, uma primeira série de encontros sobre boas práticas agrícolas e gestão da propriedade reuniu mais de cem produtoras e produtores nas cidades gaúchas de Erval Grande e Áurea.

A erva-mate faz parte da cultura e da paisagem do Sul do Brasil. Apoiar essa cadeia produtiva de base extrativista tão importante para o nosso país representa para a Solidaridad uma oportunidade prática de unir o produtor, as ervateiras e a indústria em torno de um objetivo comum: a sustentabilidade”, destaca o Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro.

Ambrósio e seus filhos representam a força da sucessão familiar no cultivo da erva-mate

HERANÇA DO SÉCULO 16

A erva-mate – de nome científico Ilex paraguarienses – é uma espécie natural da Mata Atlântica e um dos principais produtos agroflorestais cultivados no Brasil. Segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, o mate é o principal produto alimentício oriundo do extrativismo no país, com uma produtividade de 300 mil toneladas e receita de mais de R$ 420 milhões. Utilizada principalmente para a produção das tradicionais bebidas chimarrão e tererê – que representam mais de 90% do consumo total –, a erva também é utilizada para a fabricação do chá-mate.

O “ouro verde” brasileiro, como a erva ficou conhecida entre os séculos 18 e 19, tem forte apelo cultural para estados do Sul do país, também responsáveis por quase toda sua produção. Fruto da herança indígena guarani, os benefícios da bebida já eram conhecidos quando os espanhóis chegaram às Américas no século 16. Os indígenas acreditavam que a bebida trazia energia, vitalidade e longevidade. Hoje em dia, a erva-mate é matéria-prima de diversos outros produtos alimentícios e da indústria da beleza.

Em fevereiro de 2020, a Solidaridad Brasil realizou os primeiros encontros com produtor@s de duas cidades gaúchas

CULTIVO VALORIZADO

Apesar de muito tradicional, o cultivo da erva no país se desenvolve a partir da modernização setorial e do apoio de instituições de pesquisa e assistência técnica. Embora, até meados do século 20, o processo de produção do mate fosse semelhante ao método indígena, seguindo as etapas de corte, sapeco (chamuscamento) e secagem, a chegada da energia elétrica industrializou esses processos.

A partir da experiência do projeto Erva-Mate Brasil, a Solidaridad Brasil pretende promover a sustentabilidade do setor no país. Com o envolvimento de atores importantes e a articulação de novas parcerias, busca elevar a qualidade técnica e o acesso a novos mercados para a cadeia brasileira do mate. Além de criar alternativas para o desenvolvimento socioeconômico de agricultor@s familiares, o projeto tem grande potencial agroambiental, na medida em que a produção da espécie deve contribuir para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

LEIA MAIS SOBRE O TRABALHO DA SOLIDARIDAD NA CADEIA DA ERVA-MATE: