Notícia, Soja

Escuta ativa para apoiar os produtores de soja do Matopiba

Parceria com o Soft Commodities Forum prevê consulta aos produtores da região para avaliar as tendências na dinâmica do uso da terra. Estão previstas capacitações para aliar produção lucrativa com práticas de baixo carbono

Um dos principais biomas brasileiros, o Cerrado deve conviver em harmonia com a produção crescente de soja no Matopiba. Foto: Divulgação/SCF

Uma parceria entre a Solidaridad Brasil e o Fórum de Soft Commodities Fórum (SCF), vinculado ao Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), desenvolverá um projeto com produtoras e produtores de soja na região do Matopiba para a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. O trabalho conjunto visa contribuir para a proteção dos habitats naturais no bioma Cerrado. As empresas ADM, Bunge, Cargill, COFCO International, Glencore Agriculture e Louis Dreyfus compõem o quadro de associados do SCF.

Na fase inicial do projeto, 80 agricultores serão entrevistados para avaliar as práticas atuais e compreender as principais tendências na dinâmica do uso da terra na região. As entrevistas ocorrerão nos próximos meses, seguindo as medidas de segurança em relação à pandemia da Covid-19. Agricultoras e agricultores serão capacitados para desenvolver abordagens que demonstrem a compatibilidade da produção lucrativa de soja com práticas de baixo carbono.

O SCF quer se envolver diretamente com os agricultores da região para entender o que eles precisam para expandir e melhorar a produção de soja, por meio do uso eficiente e sustentável da terra. Inicialmente, a parceria se concentrará em áreas do Matopiba, que compreende parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Trata-se de uma área de expansão da pecuária e da agricultura no Cerrado, com altas taxas de conversão de vegetação nativa, e onde uma grande parte da soja brasileira é cultivada para apoiar as economias locais e atender à crescente demanda global.

Com alta demanda global, especialmente da China, a soja deve ser produzida com critérios sustentáveis e sem a conversão de novas áreas de vegetação nativa. Foto: Solidaridad Brasil

«Se quisermos promover a produção de soja lucrativa com práticas de baixo carbono, devemos começar ouvindo os agricultores para entender melhor a região e saber deles as pressões que têm enfrentado”, disse a Diretora Administrativa de Alimentos e Natureza no WBCSD e porta-voz do SCF, Diane Holdorf. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Solidaridad Brasil, que tem um histórico de trabalho direto com produtores em uma variedade de mercados. E ela nos ajudará a entender a melhor forma de apoiar os agricultores, para garantir que suas terras possam sustentar a produção em harmonia com o meio ambiente”, completou.

A parceria com o SCF é muito bem-vinda, especialmente por ajudar os produtores de soja a divulgar suas necessidades para a comunidade internacional”, comentou Joyce Brandão, Gerente de Programas de Agricultura e Conservação da Solidaridad Brasil.

“A produção de soja e a conservação ambiental no Cerrado podem ser alcançadas juntas, e os agricultores, como os que trabalham com a terra, são os principais parceiros. Nossa experiência em trabalhar com produtores para ajudar a aumentar a produção de soja em terras agrícolas disponíveis significa que sabemos que há potencial para práticas ainda mais sustentáveis. Elas proporcionam maior potencial de lucro aos agricultores e garantem a sobrevivência do bioma para as gerações futuras”, acrescentou.

SAIBA MAIS SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA SOLIDARIDAD BRASIL NA CADEIA DA SOJA:

Informação de contato

Paula Freitas

Gerente de Cadeias Produtivas & Estratégias

eMail