Cacau, Notícia

Chocolates produzidos com cacau do Tuerê recebem prêmios

Reconhecimento veio de concursos bean-to-bar nacional e internacional. As amêndoas foram cultivadas pelo produtor Valdemiro Broechl, beneficiário da Solidaridad Brasil
Valdemiro Broechl teve dois chocolates produzidos com suas amêndoas premiados em festivais. Foto: Solidaridad Brasil

O trabalho de produtoras e produtores de cacau promovido pela Solidaridad Brasil no assentamento Tuerê, em Novo Repartimento, Pará, tem consolidado o Terruá Tuerê como território de referência em qualidade no mercado internacional de chocolates artesanais finos. Produzidos no método bean-to-bar – da amêndoa à barra, na tradução livre –, sem processos industriais, dois chocolates que levam o cacau de Valdemiro Broechl, um dos beneficiários do projeto Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia, acabam de ser premiados em festivais de destaque: no Chocolate Alliance, que aconteceu em novembro em Seattle, nos Estados Unidos, e no Prêmio Bean-to-bar Brasil, um dos maiores concursos nacionais desse nicho de mercado.

Nos Estados Unidos, o Chocolate Alliance é reconhecido como um termômetro para outros concursos de chocolate artesanal e ostenta a maior feira do mundo do mercado bean-to-bar. A barra de chocolate premiada levou o bronze no festival e foi desenvolvida pela Casa Lasevicius, que ainda acrescentou polpa de cupuaçu ao doce. Já no Prêmio Bean-to-bar Brasil, o chocolate em barra “70% Amazônia”, produzido pela chocolateira Arcelia Galhardo, da Mission Chocolate, foi agraciado duas vezes: ouro em “chocolates intensos” e com o prêmio da escolha do público.

Tradicional parceira da Solidaridad Brasil, a Casa Lasevicius conquistou a categoria bronze no festival Chocolate Alliance. Foto: Instagram/@casa_lasevicius

A premiação brasileira acontece desde 2017 para promover o movimento bean-to-bar e ajudar na melhoria desse método produtivo no país. Neste ano, 72 barras de chocolate foram inscritas na competição, sendo 35 na categoria “chocolate ao leite” e 37 em “chocolates intensos”. Em cada categoria, são premiados 20% dos inscritos, ou seja, sete em cada. Na premiação da escolha do público, são selecionados um de cada categoria.

O chocolate “Amazônia 70%” da Mission Chocolate levou dois prêmios: ouro na categoria “chocolates intensos” e na escolha do público. Foto: Instagram/@premiobeantobarbrasil

Para Valdemiro Broechl, o reconhecimento de seu trabalho é resultado de um esforço conjunto dele e de seus três filhos, que sempre trabalham juntos, prezando pela qualidade do cacau. Ao saber dos prêmios, agradeceu o apoio à sua produção. “Gostaria de agradecer de coração, principalmente ao nosso professor Daniel (técnico agropecuário da Solidaridad Brasil), que foi quem nos deu treinamento e orientações. Sempre quando temos alguma dúvida, a gente recorre a ele para buscar informações e tentar melhorar. E à Solidaridad, que tem proporcionado debates, palestras, cursos e nos apoiado nesta luta”, diz.

O trabalho de assistência técnica da Solidaridad Brasil proporciona uma melhora na qualidade da amêndoa e incremento de renda para produtores e produtoras do Tuerê, já que o mercado bean-to-bar chega a pagar até quatro vezes mais pelo cacau. Por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs), as famílias produtoras seguem o devido processo de fermentação, colheita, quebra e secagem do cacau para alcançar um resultado mais sustentável, rentável e que reduz o desmatamento na Amazônia.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Um dos treinamentos ofertados pelo Daniel é sobre o plantio de mudas. Foto: Solidaridad Brasil

Graças à Solidaridad, o Tuerê está tendo reconhecimento aqui no Pará e no Brasil. Isso é uma enorme satisfação, porque é o nosso trabalho. E aí não sou só eu, é a equipe técnica da Solidaridad de Novo Repartimento, com Pedro, Marcos e Cidson. A Solidaridad trabalha para a agricultura familiar, agregando valor ao produto e levantando a renda do agricultor. De todos os locais em que eu já trabalhei com cacau, vejo um diferencial muito grande da instituição – ela dá condições para gente acompanhar o produtor e mostrar o jeito que deve ser feito”, comenta Daniel Costa, Técnico Agropecuário da Solidaridad Brasil.

O Coordenador dos Programas de Cacau e Pecuária da Solidaridad Brasil, Paulo Lima, destaca o empoderamento de produtores e produtoras ao acessarem novos mercados e obterem reconhecimento com chocolates premiados. “E esse empoderamento aumenta significativamente o nível de engajamento dessas famílias e acelera a adoção das boas práticas em seus sistemas produtivos, o que reforça o sucesso da estratégia”, acrescenta ele.

CONHEÇA MAIS SOBRE O TRABALHO DE CACAU DA SOLIDARIDAD BRASIL NO TUERÊ: