Frutas, Notícia

Caderno de Campo para a gestão das propriedades citrícolas

Com o objetivo de contribuir com o trabalho de produtores e produtoras de laranja, a Solidaridad Brasil lança publicação elaborada no âmbito do projeto Fruto Resiliente

O caderno de campo cumpre a função de auxiliar na gestão das propriedades citrícolas e garantir uma produção mais sustentável. Imagem: Solidaridad Brasil

É grande o desafio para manter uma produção de laranja com qualidade e que atenda a padrões sustentáveis. Em face disso, a Solidaridad Brasil desenvolveu um caderno de campo voltado para as demandas dos produtores e produtoras de laranja assistidos pelo projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja. O projeto é implementado na região do Cinturão Citrícola Brasileiro, que compreende os estados de São Paulo e Minas Gerais.

A publicação, cuja demanda foi identificada durante as visitas de campo, servirá de instrumento para contribuir com a gestão das propriedades rurais, permitindo criar histórico de dados importantes, observar as atividades que impactam diretamente a produção e traçar estratégias mais eficazes para melhorar o padrão dos frutos produzidos. Outro fator importante abordado no caderno é o monitoramento de pragas e inimigos naturais, que são responsáveis por causar danos às plantações de laranja no país.

Para facilitar o acesso por parte dos produtores, o caderno de campo foi compartilhado em formato digital, podendo ser acessado diretamente pelo celular. Com ilustrações e linguagem acessível, a publicação conta com páginas que podem ser preenchidas pelos citricultores e citricultoras com informações das respectivas propriedades e permitem acompanhar seu desempenho. Um formato impresso também será distribuído. O intuito é monitorar a produção de laranja, otimizando tarefas e permitindo que os processos sigam parâmetros de sustentabilidade.

Para o Analista de Campo da Solidaridad Brasil, Rafael Mota, o grande diferencial do caderno é proporcionar autonomia para os produtores de laranja. «O citricultor e a citricultora necessitam ter total controle do seu negócio e da sua produção, e o caderno de campo foi elaborado justamente com esse objetivo. Com ele é possível analisar cada etapa do processo produtivo”, comenta.

A região do Cinturão Citrícola Brasileiro é a maior em produção de laranja no país. Foto: Solidaridad Brasil

FRUTO RESILIENTE

O projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja pretende contribuir para que quase 500 pequenas e pequenos produtores do Cinturão Citrícola Brasileiro melhorem suas práticas e alcancem um nível técnico de excelência. Entre os objetivos principais do projeto estão a adequação das propriedades à legislação brasileira e o alcance de um nível de sustentabilidade compatível ao bronze do Farm Sustainability Assessment (FSA), desenvolvido pela Sustainable Agriculture Initiative (SAI), até 2023.

Os beneficiários contam com assistência técnica individualizada e treinamentos coletivos que abrangem diversas etapas da produção de laranja. Para garantir a efetividade das ações, eles são assistidos por engenheiros agrônomos e contam com auxílio de parcerias locais. O projeto é uma iniciativa pré-competitiva desenvolvida em parceria com as seguintes organizações do setor de sucos e bebidas: Cutrale, The Coca-Cola Company, Fundação Coca-Cola, Innocent Drinks e Eckes-Granini.

LEIA MAIS SOBRE O TRABALHO DA SOLIDARIDAD NA CADEIA DE LARANJA