Cacau, Notícia

Cacau do Tuerê entre os melhores do Brasil

Amêndoas de três produtores apoiados pela Solidaridad Brasil no Pará pela primeira vez estão entre as selecionadas para representar o país no Prêmio Internacional de Cacau em Paris

As amêndoas de cacau produzidas por João Evangelista, João Rios e Valdemiro Broechl, assistidos pelo projeto Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia no assentamento Tuerê, em Novo Repartimento (PA), garantiram embarque para a França. De forma inédita, elas foram selecionadas pelo Programa Cacau de Excelência entre as oito melhores do Brasil e poderão se classificar como as 50 melhores de todo o mundo no Prêmio Internacional de Cacau promovido durante o Salão do Chocolate de Paris, a ser realizado em outubro. O Programa é uma ação coletiva entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Centro de Inovação do Cacau (CIC) e acontece desde 2009 com o objetivo de prestigiar a produção cacaueira de alta qualidade.

Participando pela primeira vez do edital de seleção nacional, os produtores beneficiados pela Solidaridad Brasil conquistaram o 2º, 4º e 6º lugares das oito amostras selecionadas. No total, 31 foram recebidas pela comissão avaliadora. Para o mercado de cacau de qualidade e especializado na produção bean-to-bar, o Programa Cacau de Excelência é o mais almejado do setor, uma vez que o reconhecimento traz visibilidade internacional e gera valor agregado ao cacau, possibilitando um maior preço de venda.

João Evangelista dedica sua conquista aos ensinamentos da Solidaridad Brasil. Foto: Acervo pessoal

A região do assentamento Tuerê, em Novo Repartimento, Pará, vem fortalecendo o status do Terruá Tuerê como um território de extrema importância para o mercado nacional de chocolates artesanais finos. Parceira da Solidaridad Brasil, a Casa Lasevicius, chocolateria de produção bean-to-bar, incentiva a produção de cacau de qualidade e realizou, conjuntamente com os técnicos do projeto, um treinamento de beneficiamento das amêndoas e de acesso ao mercado de cacau de qualidade para os produtores do assentamento.

João Evangelista e João Rios, dois dos produtores com amostras selecionadas, ressaltam o privilégio de representar o Brasil no Salão de Chocolate de Paris e acreditam que será um novo marco para toda a região de Novo Repartimento. Ambos reconhecem a importância da assistência técnica realizada pela Solidaridad Brasil para que isso pudesse acontecer. Para João Rios, é recompensador ter uma das oito melhores amêndoas de cacau do Brasil e ainda concorrer ao Prêmio Internacional de Cacau.

Para o produtor João Rios, ter sua amêndoa selecionada como uma das melhores do Brasil representa uma vitória do Tuerê. Foto: Acervo pessoal

É muito gratificante saber que conseguimos chegar a um padrão de qualidade e que estamos representando nossa região. Só tenho a  agradecer a Deus e à família Solidaridad, que sempre nos deu apoio técnico com visitas nas lavouras, treinamentos, na poda de cacau e na preparação das amêndoas. Quero agradecer aos analistas de campo da Solidaridad Brasil Cidson, Marcos, Daniel e Pedro, que sempre nos capacitam para um cultivo de qualidade», comenta João Rios.

O Coordenador de Cacau e Pecuária da Solidaridad Brasil, Paulo Lima, acredita que um dos principais resultados do projeto no Tuerê é poder contribuir com a prosperidade econômica das famílias rurais.

Os produtores de cacau atendidos em Novo Repartimento estão melhorando a qualidade do cacau e adotando boas práticas produtivas que preservam o meio ambiente e contribuem para a imobilização de carbono atmosférico. Junto ao merecido reconhecimento pela qualidade do cacau produzido, essas famílias também estão conseguindo comercializar os lotes de amêndoas por preços maiores do que conseguiriam no mercado de cacau commodity. E essa diversificação de mercados proporciona maior resiliência econômica para elas”, afirma.

CONHEÇA MAIS SOBRE O TRABALHO DE CACAU DA SOLIDARIDAD BRASIL NO TUERÊ: