Notícia

Assistência técnica e conhecimento pelas ondas do rádio

Durante a pandemia, parceria com a rádio Amazônia FM promove conteúdos sobre melhores práticas na pecuária e produção de cacau e leva informação aos moradores de Novo Repartimento (PA) e região
Com a pandemia e o isolamento social, a rádio foi a grande companheira de produtoras e produtores rurais do Tuerê. Foto: Solidaridad Brasil

A pandemia da Covid-19 impôs à Solidaridad Brasil a adoção de um protocolo de segurança para resguardar colaborador@s, agricultor@s e parceir@s. Em todos os programas e projetos, a assistência técnica e visitas regulares de técnicos às propriedades de produtoras e produtores rurais tiveram que ser adaptadas. No caso do projeto Territórios Inclusivos e Sustentáveis na Amazônia, no assentamento Tuerê, em Novo Repartimento, Pará, a parceria no segundo semestre de 2020 com a Amazônia FM, importante rádio local, levou informação e assistência técnica a distância aos ouvintes de toda a região. No total, foram realizadas 36 entrevistas com quase 40 entrevistados – a maioria via plataformas digitais – em mais de 23 horas de conteúdo, numa experiência inovadora de comunicação voltada para a sustentabilidade no campo.

Os conteúdos foram produzidos especialmente para o quadro de entrevistas Conversa com o produtor, que ia ao ar às terças e quintas-feiras, na hora do almoço, dentro do programa Repartimento Agora. A apresentadora Jordânia Braga abordou a pecuária sustentável e a produção de cacau em conversas com técnicos, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, autoridades, pecuaristas, produtoras e produtores rurais – que dividiam seu conhecimento e experiência com a audiência. Além disso, foram feitos spots de 30 segundos, distribuídos ao longo da programação, e testemunhais lidos ao vivo pelos apresentadores.

O rádio tem a sua magia, e aqui em Novo Repartimento é a companhia diária de muita gente que acorda cedinho. Num município tão grande quanto o nosso, e com o campo tendo um potencial fantástico, é perceptível que ainda há carência de assistência técnica. O trabalho que a Solidaridad desenvolveu conosco foi fundamental para que as novas técnicas na agropecuária chegassem a quem precisa. Não foram apenas entrevistas; foram novos olhares sobre o campo e a valorização daquele que tira da terra o seu sustento”, avalia Jordânia.

Seguindo as recomendações sanitárias impostas pela pandemia, alguns produtores e produtoras apoiados pelo projeto fizeram questão de ir ao estúdio da rádio para compartilhar suas experiências. Foi o caso do produtor Ananias Oliveira e seu filho Genilson Oliveira, donos da propriedade que abriga uma Unidade Demonstrativa (UD) voltada à pecuária sustentável. “A gente criava uma quantidade de gado numa área bem grande e agora a gente cria a mesma quantidade numa área bem pequena. Quando a gente ia mexer com o gado, precisava de muita gente. Agora um sozinho mexe com ele sem nenhuma dificuldade. E isso melhorou a renda também, porque a outra área está sobrando para colocar outro gado”, comentou Ananias durante sua entrevista.

Técnicas de beneficiamento e secagem do cacau foram abordadas durante as entrevistas e conteúdos veiculados pela rádio Amazônia FM. Foto: Solidaridad Brasil

A pauta do Conversa com o produtor abriu espaço também para dar voz às mulheres do campo. A produtora Lucileide Braga, conhecida na região como “Nega”, também falou sobre sua experiência com a Solidaridad. “Algumas coisas a gente fazia por conta própria, sem ter assistência. A partir do momento em que a Solidaridad entrou, a gente pôde tirar as dúvidas. Pra mim, melhorou 100%”, disse ela, que ainda deu um recado aos homens da região.

Que os produtores possam abrir mais espaço para suas esposas poderem ir em frente, ajudando não só no trabalho, mas na gerência e em tudo. Que eles tenham mais parceria com as mulheres, principalmente com suas esposas.»

Acostumados a lidar com os problemas enfrentados pelos produtores no campo, os técnicos da Solidaridad Brasil Pedro Santos, Marcos Yoshitome, Daniel Costa e Cidson Cerqueira passaram a lidar com o microfone, trazendo o conhecimento prático para a linguagem do rádio. Dessa forma, os ouvintes da Amazônia FM passaram a conhecer melhor técnicas de cultivo, colheita e beneficiamento do cacau, além de técnicas de adubação da terra para pastagens e separação do gado em piquetes.

ENTREVISTAD@S DE PESO

Entre os especialistas que participaram das entrevistas, estão representantes de organizações como a Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia da Amazônia (Coopercau), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IdeflorBio), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, foram entrevistados pontos focais de empresas e iniciativas parceiras, bem como lideranças da Solidaridad Brasil.

Segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, mais da metade das residências paraenses tinham ao menos um aparelho de rádio. Esse veículo é historicamente importante na região amazônica em função de vários fatores, como seu baixo custo, as grandes distâncias cobertas por suas ondas, e o regionalismo presente nos programas, que leva ao ouvinte um conteúdo ligado ao seu cotidiano. O Conversa com o produtor também se estendeu aos celulares, uma vez que as entrevistas foram gravadas e enviadas aos grupos de produtores no WhatsApp, ampliando ainda mais a cobertura.

CONFIRA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS ENTREVISTAS:

LEIA MAIS SOBRE O TRABALHO DA SOLIDARIDAD BRASIL EM ATER NA AMAZÔNIA: