Cana-de-Açúcar, Casos de estudos

Case: RenovAção

Em 2007, foi assinado um protocolo ambiental para eliminar o uso de queimadas na colheita da cana através da mecanização dela. Para uma mecanização responsável, também surgiu um programa de requalificação profissional

Em 2007, foi assinado um protocolo ambiental entre a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), a Organização dos Produtores de Cana da Região Centro-Sul (ORPLANA) e o Ministério do Meio Ambiente e Agricultura do estado de São Paulo, Brasil. O protocolo teve como objetivo eliminar o uso de queimadas na colheita da cana através da mecanização dela. Embora isso tenha consequências positivas para o meio ambiente, a mecanização tornaria redundante mais de 100.000 safras.

Para realizar um processo de mecanização responsável, a UNICA, juntamente com outras empresas do setor e instituições de capacitação técnica, desenhou um programa de requalificação profissional para melhorar a empregabilidade dos futuros ex trabalhadores da cana. Os módulos de treinamento visavam realocar os participantes para posições mecanizadas no setor de cana e negociar em outros setores com demanda no mercado. O papel da Solidariedade nesse esquema foi garantir uma participação igual das mulheres no programa e preparar grupos com menor nível de escolaridade para ingressar em cursos regulares através de um módulo especial chamado «Pré-RenovAcão».